Pages

Brincadeiras para o Natal e Ano Novo

Que tal algumas brincadeiras para o final de ano,eu acho muito divertido fazer várias brincadeiras no natal.






Estou preparando a noite de Natal com minha fámilia brincadeiras, mensagens, cardápio e acabei formando esta lista com várias sugestões de brincadeiras. Assim, decidi compartilhar com vocês de modo a propocionar um Natal ainda mais prazeroso ao lado daqueles que amamos.



BINGO



Cada um leva no dia da confraternização um brinde, tipo 1,99 que dê para homens, mulheres e/ou criança a exemplo de vasilhas de plástico, porta retratos, canecas comemorativas, pacote de bala ou bombom, algumas pessoas levam penca de banana embrulhadas ou abacaxi,coisas engraçadas. Comprar ou fazer as cartelas de bingo e distribuir para os participantes, use feijão ou milho para marcar, assim, todos se divertem e acabam ganhando alguma coisa.


DIREITA E ESQUERDA

Coloque todo pessoal em circulo.Entregue 4 presentes a 4 pessoas, uma longe do outra.Comece a ler um texto cuja estória contenha as palavras Direita e Esquerda.Toda vez que as palavra DIREITA for falada, os 4 presentes devem ser movidos para a direita .Se for a palavra ESQUERDA, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Use bastante essas palavras-chaves para dar bastante movimento à essa dinâmica.No final da estória quem estiver segurando presente é o seu dono.


Variação: O presente 1, poderia ser uma coisa normal/legal;o presente 2 poderia ser bombons para compartilhar,o presente 3 seria doado para alguém do circulo ; e o presente 4, o dono dele deveria realizar uma tarefa (pagar mico)para que o presente fique com ele.


“Pessoal, eu gostaria de poder comprar presentes para cada um de vocês ,mas não foi possível(a grana tava curta,etc…).Então comprei esses 4(ou 5,6,…) presentes para alguns de vocês. Só que não vou escolher para quem dar. Vou fazer uma brincadeira para decidir com quem cada presente vai ficar.Por favor formem um circulo.Vou ler um texto…”
Você pode aproveitar esse momento do círculo para fazer uma oração e os votos de feliz natal, se assim todos desejarem...
Uma menina vivia muito triste,ninguém sabia o motivo.um certo dia perguntam-lhe o que havia com ela.ela então respondeu:
- Sou triste por que não conheço deus,não conheço sua historia, essa certa pessoa lhe falou:
- Não fique triste eu lhe indicarei um caminho onde encurtarás alguém que saberá te dizer a história,e quando lá chegar entre na porta 1°direita no final o caminho é o seguinte: na pista da esquerda à um bairro você devera entrar na rua da esquerda depois segue pela direita ,direita de novo e quando avista uma casa amarela entre na porta da esquerda.e encontrarás uma igreja pare e peça mais informações a menina conseguiu achar o caminho quando lá chegou viu um padre e falou -lhe sobre sua historia triste.o padre ajudou ela a continuar o caminho aqui na igreja a uma sala a esquerda entre lá.depois escolha uma das portas tem 3 esquerdas e 4 direitas escolha apenas uma.
A menina pensou bem,e lembrou do que aquela certa pessoa tinha lhe falado,e entrou a 1°da direita,lá achou aquela certa pessoa,como ela estava curiosa para saber quem era porque a pessoa não se apresentou no começo perguntou:
- Quem é você?
A pessoa respondeu:sou a salvação do mundo a menina entendeu a resposta e se pós a chorar,falando que era seu maior sonho conhecê-lo. Deus então lhe disse: não posso te levar comigo,mas lembre entre sempre na porta direita.”



BARRA PREMIADA
Cada pessoa deve levar 5 reais e uma barra de chocolate. Coloque as barras na mesa e o dinheiro no pote.Outro pote coloque os nomes das pessoas que participaram. Escolhe alguém para começar a brincadeira essa pessoa pega um nome do pote e lê esse nome deve pegar uma barra de chocolate e já perdeu a chance de ganhar o dinheiro e ele tira outro nome e assim continua mais o último nome leva todo dinheiro e a barra de chocolate que sobrou.
Você pode selecionar cinco colares com anjinhos de natal para pessoas q não estavam participando da brincadeira e coloquei os seus nomes junto com os dos participantes, daí,quando o nome do anjo era sorteado esse anjo tinha o poder de resgatar alguém que já tinha perdido a chance de ganhar o dinheiro e o coloca novamente no copinho de sorteio.

BOMBONS DA PAZ
Você diz que só tinha dinheiro para comprar um presente por isso você sorteou 1 pessoa para recebê-lo. A pessoa sorteada deverá ler em voz alta a mensagem colada sobre a caixa antes de abri-la.a mensagem é:”Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente .Ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.Você deverá entregá-lo para a pessoa que você considera mais organizada aqui presente.” A cada pessoa que recebe o presente, você entrega uma mensagem para ela ler de acordo com a característica pedida.Próxima mensagem: “Parabéns,você”
Parabéns! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente ele simboliza a confraternização, a amizade e a paz. Mas o presente não será seu.
(Observe a todos e entregue o presente para a pessoa que considera mais organizada).
A organização é algo de muito valioso, e você, como portador desta virtude, irá entregá-lo que achar mais feliz.
Você é feliz! Construa sempre sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos, mas o presente ainda não é seu, entregue-o a uma pessoa que achar meiga.
A meiguice é algo raro, e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não é seu, pois você com esse jeito meigo, não vai se importar de o entregar à pessoa mais extrovertida.
Por teres esse jeito extrovertido, você foi escolhido para receber este presente, e agora, mostrando sua virtude, entregue-o a quem você achar mais inteligente.
A inteligência foi dada por Deus. Parabéns, por teres encontrado espaço para demonstrar seu talento, agora passe o presente para quem achares mais simpático.
Para comemorar, sorria, pois o mundo anda amargo e para melhorá-lo precisamos de pessoas como você, sorria, mas o presente ainda não é seu, passe-o para a pessoa que achar mais solidária.
Solidariedade é uma virtude rara no mundo de egoísmo em que vivemos, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais alegre.
Alegria, pessoas como você transmitem alto astral, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa que achar mais criativa.
A criatividade é fundamental para inovar e dar brilho ao nosso mundo, mas o presente ainda não é seu, passe-o a pessoa mais trabalhadora.
Que orgulho ter essa virtude, mas o presente ainda não é seu, entregue-o para quem você ache que tramite PAZ.
O mundo inteiro clama por paz e você, gratuitamente, transmite esta tão grande riqueza, parabéns. Com muita paz, abra o presente e diga o que está escrito na embalagem (A pessoa terá de dizer “BOMBONS DA PAZ”) Agora prove que você transmite paz e compartilhe com todos que aqui estão e deseje-lhes muita paz, força e união.

CAIXINHA DE SURPRESAS

1. Prepara-se uma caixinha com tarefas engraçadas, fechando-a bem. Escolha tarefas como: imitar um gato pular como um sapo, imitar um macaco, pular numa perna só, etc…
2. Colocam-se os participantes do grupo sentados em círculo.
3. A caixinha deverá circular de mão em mão até num sinal dado, ou ao som de uma música, que pare subitamente.
4. Aquele que estiver com a caixinha no momento em que é dado o sinal, ou em que a música para, deverá tirar da caixinha um papel e executar a tarefa prescrita.
5. A brincadeira continua enquanto houver papeletas na caixinha

MIMICA
Dividimos os convidados em 2 ou 3 grupos… pegamos 1 pessoa de cada grupo para fazer as mímicas (sempre pego frases de ditados populares…Ex:cada macaco no seu galho. Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher… etc ) cada grupo pega 6 ditados (só a pessoa que faz a mímica e o grupo contra ele q pode ver a frase) … e pra ficar mais empolgante colocamos um tempo de 45 segundos… no final o grupo q mais acertar cada participante ganha um presente.

DUPLA PREMIADA
Elabore cartões pequenos (a figura da capa era uma árvore de natal) e abrindo havia uma frase. Ex: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”. Sempre 2 cartões com a mesma frase. Quando cada convidado chegava, recebia 1 cartão e pedíamos que o guardasse para uma surpresa durante a festa. No meio do tempo estimado para a festa, alguém da equipe organizadora fazia a seguinte comunicação: Feliz Natal a todos! Agora uma surpresa: Temos vários presentes para entregar. Para ganhá-los, cada um de vocês precisa encontrar o colega que está com o cartão com a mesma frase. Os primeiros presentes são os melhores, portanto, apressem-se e aproveitem para confraternizar! Boa sorte! As duplas devem se apresentar aqui em frente (uma pessoa deverá ficar responsável por organizar a entrega dos presentes para as duplas).


AMIGO SECRETO COM PERSONAGENS.

Cada um dos participantes deve tirar dois papeizinhos – um com o personagem que ele é, outro com o personagem que ele tirou. Exemplo: o primeiro papel dirá EU SOU O PATETA, o segundo papel dirá SEU AMIGO SECRETO É O FRED FLINSTONE, e por aí vai… ou seja, os participantes não sabem quem eles tiraram até o momento da troca de presentes! É uma surpresa geral, muito divertido. Pra ajudar na compra dos presentes, sugiro no momento que os papeizinhos forem tirados, passar uma lista aos participantes, com o nome de todos os personagens, para que escrevam ao lado o que gostariam de ganhar… afinal de contas, as pessoas não saberão nada sobre seus amigos secretos! Sexo, idade, grau de parentesco, nada… é muito divertido!

QUEM COMPROU, JÁ ME DEU.

O dono da casa começa escolhendo qualquer presente da árvore, e diz “Esse presente é meu e foi FULANO quem comprou!”. A pessoa que comprou o presente deverá dizer SIM ou NÃO. Se for SIM, o ganhador abre o presente, se for NÃO ele simplesmente o devolve para a árvore, e pode pagar um mico escolhido por quem comprou o presente. Em ambos os casos, quem comprou o presente é o próximo a escolher um presente da árvore, e assim vai até o final…. é muito distribui a dinâmica impressa no papel dobrado para cada participante, pedi que não abrissem até eu começar a brincadeira.







A COR DO ABRAÇO
Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito BRANCO. Explique que vai falar diversas cores e quem tiver as cor levante e de um abraço no colega que tema mesma cor .Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel.E o orientador vai falando diversas cores tipo: amarelo, azul escuro, vermelho, rosa vibrante e nada de ninguém levantar…ate que o orientador fala BRANCO…..gente é impresionante o pulo que todos dão da cadeira e ai todos se abraçam e deseja-se um Natal de Paz. Ja fiz em grupos diversos e sempre adoram

CAÇA AO TESOURO
Esconda vários bis brancos e a mesma quantia de bis preto. divide em 2 grupos, um grupo tem que achar os bis brancos e o outro grupo os bis pretos, detalhe.. se o grupo do bis branco achar bis preto, eles comem, assim o outro grupo vai ter menos bis para achar, e vice versa. O grupo de achar ais bis da sua cor é o vencedor. Como premio pode ser dado caixas de bombom para dividir entre eles. É muito divertido !!!
6 OU 1
Embrulhe presentes baratos e sem graça e também alguns legais. O primeiro embrulho deve ser bonito, mas em volta deste, embrulhe com jornal, amarre também com barbante, etc. O importante é dificultar a abertura do presente. O presente da vez deve ser entregue para a primeira pessoa da roda. Para a pessoa seguinte são entregues 2 (ou apenas 1) dados. Se esta pessoa tirar 6 ou 1 no dado, tem o direito de pegar o presente da mão da pessoa anterior e continuar a desembrulhá-lo. Caso tire outro número qualquer, ela passa os dados para a pessoa seguinte. Fica com o presente quem conseguir desembrulhá-lo até o final. Ou seja…o presente vai passando apenas pelas pessoas da roda que tirarem 6 ou 1. O legal é o desespero da pessoa tentando desembrulhar rápido, antes que alguma outra pessoa tire 6 ou 1. Mas vale deixar bem claras as regras da brincadeira … do tipo: não pode sair rasgando o papel do embrulho (tem que abrir direitinho..) etc.

 

BRINCADEIRA DO BALÃO.


Entrega-se para cada participante um pedaço de papel, uma caneta e um balão. Então, pede-se para que cada pessoa escreva uma mensagem única, algo que estiver na mente, qualquer coisa, desde um FELIZ NATAL! até um NÃO SEJA TÃO PESSIMISTA, QUE ESTE ANO VOCÊ SE RENOVE! Qualquer coisa, depende da criatividade de cada um. Então pede-se para que as pessoas coloquem seu papel com sua mensagem dentro do balão e o encha de ar e dê um nó. Quando todos estiverem prontos, mande todos jogarem seus balões para cima, bem longe. Então, cada um deve tentar pegar outro balão, estourá-lo e ler a mensagem que encontra-se dentro em voz alta.



BRINCADEIRA DO PORQUINHO


Em circulo entrega-se um porquinho (pelúcia, barro, etc) cada um ira beijar em uma parte do corpo do porquinho e passar para o outro ao lado e sucessivamente, não pode beijar na mesma parte que outros beijaram. Sejam criativos (orelha, olho, boca, rabo, barriga etc). Quando todos fizeram isso o animador diz que agora cada um ira beijar o amigo da direita no mesmo lugar que beijou o porquinho!

Quem tiver mais sugestões não deixe de colocar nos comentários.
Espero que se divirtam!


40 comentários:

  1. Amei a ideia !!!!
    Parabéns pelo blog é lindo!!!
    anaclaudia.picanco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. adorei!!! obrigada por compartilhar!! bjao

    ResponderExcluir
  3. minhas lindas, obrigada pelo o carinho, e um super abraço.

    ResponderExcluir
  4. muito bom gostei de algumas

    ResponderExcluir
  5. Amei...as bricadeiras são bem divertidas!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom...Parabéns!!! Me ajudou muitooooo.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas idéias de dinâmicas, obrigada por partilhar conosco. Deus abençoe vc e sua família e que 2012 seja recheado de bençãos!!!
    E lembre-se de mãos dadas com Deus o sucesso é garantido!Com carinho Marisa.

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sugestão das dinâmicas! Utilizarei muitas delas hoe, no dia 31/12. Que voce tenha um 2012 cheio de conquistas e bençaos de Deus sobre a sua vida. Yunna

    ResponderExcluir
  9. adorei as brincadeiras cada uma tem sua criatividade perfeita
    muito bom parabens

    ResponderExcluir
  10. Oiii pode fazer parceria com a minha?
    http://asdicasdehalloween.blogspot.com.br/

    OBRIGADAAA

    ResponderExcluir
  11. Amei a brincadeira do porquinho.Mais pode ser uma bonequinha para as pessoas beijarem! acho que fica legal também...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Eu amei o blog e D+++++ ;D vlw me ajudou muitoooo!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que bacana!! Parabéns pela iniciativa de compartilhar idéias para este dia tão especial!! :) Amei as idéias vou ver quais delas se encaixam com o perfil da tchurma lá na família! Obrigada!!! :D

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. ameu essa ideias concerteza vou usar algumas!

    ResponderExcluir
  17. Obrigada. Eu simplesmente A-M-E-I estas dicas. Vou fazer quase todas elas lá em casa. Beijos !!!

    ResponderExcluir
  18. A QUE LEGA MAS AS BRINCADEIRAS ESTAO MUITOS SEM GRAÇAS

    ResponderExcluir
  19. OLHA AS BRINCADEIRAS ESTAO MUITO CEM GRAÇA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro você tem que saber escrever "sem" que é com "s" e não com "c"! Depois se você acha sem graça, por que não posta outras melhores??
      Quando criticamos devemos sugerir melhorias!

      Excluir
  20. gostei de + dessas sugestões, valeu!

    ResponderExcluir
  21. parabéns pela criatividade e a disponibilidade em compartilhar.
    Boas festas.

    ResponderExcluir
  22. Idéias maravilhosas, parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Adorei...muito bom...parabens!!!

    ResponderExcluir
  24. Fabulous! Adorei todas as i´deias de brincadeiras, uma melhor que a outra! Obrigada por compartilhar! Um 2013 simplesmente maravilhoso para todos nós.

    ResponderExcluir
  25. amei seu blog..parabens

    ResponderExcluir
  26. achei essas mesmas brincadeiras ,inclusive com as mesmas ilustrações no blog da liu leite http://liuleite.blogspot.com.br/2009/12/brincadeiras-para-o-natal-e.html, vcs tem algum parentesco?

    ResponderExcluir
  27. nooooooosa adorei vou fezerr

    ResponderExcluir
  28. GOSTEI MUITO E VOU TENTAR ORGANIZÁ-LAS NA CONGREGAÇÃO! MUITO OBRIGADA PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  29. muito bacana vamos nos divertir muito ...valeu

    ResponderExcluir
  30. Nossa Amei... Muitto bom.. vlw pelas dicas... by:Isa...

    ResponderExcluir
  31. ameiiii vou fazer pro ano novo com a familia

    ResponderExcluir
  32. QUE BRINCADEIRAS IDIOTAS ATÉ EU POSSO INVENTAR MELHOR PQ PELO VISTO VCS NÃO CRIARAM ESSAS JA QUE ACHEI UM SITE COM BRINCADEIRAS IDENTICAS A ESTAS DAI

    ResponderExcluir
  33. Ameii essas brincadeiras!!! vou fazer

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...