Pages

Higiene – Evitando Riscos Alimentares



higiene_pessoalMuitas pessoas não sabem ou não dão importância há alguns cuidados na higienização e armazenamento de alimentos e utensílios. A qualidade dos alimentos pode ser afetada pela forma como são processados, preparados e armazenados. Muitos descuidos podem causar intoxicações alimentares que é uma intoxicação no organismo causado por falta de higiene ou alimentos contaminados por microorganismos (bactérias, fungos e parasitos) causando vômito, diarréia, febre, perda de apetite, dor de cabeça e dores abdominais. Algumas baterias são muito perigosas podendo causar a morte.
  
Algumas dicas importantes para evitarmos a contaminação:

v     Lave bem as mãos antes preparar os alimentos e quando fizer troca de atividade.
v     Mantenha os utensílios limpos e guardados em local apropriado.
v     Cozinhar os alimentos para que atinja mais de 65°C para eliminação de muitas bactérias.
v     Após cocção, colocar os alimentos diretamente na geladeira para que as bactérias que ainda resistiram ao cozimento não tenham chances de se multiplicar.
v     Legumes, frutas e folhas devem ser lavadas em água corrente e depois colocadas em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária e deixar de molho por 15 minutos.
v     O descongelamento de alimentos deve ser feito preferencialmente sob refrigeração com 24 horas de antecedência.
v     Sobra de alimentos que for reaproveitado deve ser imediatamente resfriado e na hora do consumo deve ser reaquecido.

Fonte: APPCC Mesa – Série Qualidade e Segurança Alimentar
VN:F [1.6.2_892]

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...