SÃO PAULO – Quem pensa que ir ao supermercado é uma atividade simples, que não requer muita atenção, é um forte candidato a gastar mais do que precisa na hora das compras.
Isso porque, segundo alerta do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), os supermercados possuem várias armadilhas para levar os clientes a gastar mais.
Um exemplo é a disposição dos produtos. Na entrada normalmente são colocadas bancas temáticas relacionadas com a época do ano, (Carnaval, volta às aulas, Natal, entre outros). Já os bens de primeira necessidade, como pães e carnes, costumam ficar no fundo da loja, de modo que as pessoas devem passar por diversos corredores e prateleiras antes de chegar até eles.
Na hora de pagar, mais tentações: pequenas bancas ao lado do caixa, com revistas, doces, entre outros artigos, tentam seduzir o consumidor.
O que fazer?
Para não ceder às tentações e acabar com gastos maiores do que o planejado, o Idec dá algumas dicas:
Tenha sempre uma lista em mãos: ela ajuda a não perder o foco e só comprar o que é realmente necessário.
Deixe as crianças em casa: está comprovado que elas influenciam na decisão de compras dos pais.
Não tenha pressa: fazer compras requer tempo e disposição, pois só assim será possível comparar preços, uma das melhores formas de poupar.
Não ceda às promoções: questione-se se o preço compensa e se você realmente precisa daquilo.
Diminua às idas ao supermercado: o ideal é fazer as compras uma vez ao mês ou uma vez por semana, pois quanto mais vezes se vai, maiores são as chances de levar artigos por impulso.
Leve uma calculadora: ela é útil para saber o valor unitário dos produtos.