Pages

DINÂMICA: Mulher Virtuosa


DINÂMICA: Mulher Virtuosa


DINÂMICA PARA ENCONTRO DE MULHERES
"Mulher virtuosa" Pv 31

Objetivo: Refletir sobre os vários momentos na vida da mulher

Materiais: Pode-se usar um cartão com vários quadrinhos de espelhos colados (4 a 6), mas não um espelho apenas.

Lembrancinhas para as participantes da dinâmica

Obs.: Os cartões com os espelhos servem para refletir no tema, pois os pequenos espelhos ao mesmo tempo que dividem, também multiplicam. Muitas mulheres dizem que precisam se dividir para realizar todas as suas funções (esposa, mãe, filha, profissional, dona de casa,etc....) Mas, a divisão significa que haverá uma parte da mulher para cada função, e nem sempre ela se dará por inteiro ao marido, aos filhos, a profissão, etc,.. Pois o cansaço, ou a má admnistação do tempo podem levar a mulher a dividir a sua atenção. Oque pode ser um problema no futuro.
O maior desafio para a mulher é se Multiplicar, e ser esposa por inteiro, mãe por inteiro, profissional por inteiro, etc....
Mas caso não se consiga os espelhos, basta apenas compartilhar sobre isto.

A DINÂMICA (Provérbios 31:10-31)
Comentário Inicial: (Dirigente): O termo virtuosa, vem de uma palavra que significa movimento, como uma dança. Quando pensamos em tantas coisas que a mulher precisa fazer, podemos ver a mulher exatamente assim, tendo que movimentar-se o tempo todo para conseguir fazer todas as coisas. (Pode-se perguntar as participantes quantas coisas uma mulher precisa fazer num dia) Mas o termo também nos leva a pensar em qualidades. Por isso o texto bíblico nos mostra um pouco da vida de uma mulher que tem muitas coisas para cuidar, e como ela o faz. Este texto pode nos ajudar a refletir sobre como nós mulheres estamos dando atenção para todas as nossas responsabilidades.

Escolher uma mulher que seja CASADA, para que ela represente todas as mulheres casadas. (Voce pode pedir para alguém do público presente fazer esta escolha)

Ler o texto de Prov.31:11 e 28
-Um marido que confia à esposa a admnistração das finanças, é porque sabe que ela o fará com sabedoria e cuidado. E como resultado, não haverá falta de ganho.
Existem esposas que exigem ou fazem chantagem com o marido, para que eles comprem oque elas querem, mas a mulher sábia, viruosa, saberá discernir o tempo e a situação financeira do lar, definindo prioridades.
O dialógo e a compreensão, levarão a confiança e a uma situação financeira equilibrada.
-Uma mulher que age com sabedoria, procedendo virtuosamente, terá a admiração de seu esposa que a colocará, numa posição superior a todas as outras mulheres.
Este é o papel do marido, e tão somente o marido pode tratar a sua esposa assim. A esposa nunca deve desejar ou gostar que outro homem e não seu marido a trate desta forma.

(Entregar uma lembancinha para a esposa convidade, MAS, pedir a ela que ofereça a outra pessoa)

Escolher uma mulher que seja MÃE ( peça para alguém escolher )

Ler o texto de Prov 31:26 e 28
A mulher virtuosa tem a "instrução" na sua boca, ela terá sempre uma palavra de sabedoria para instruir, e terá a admiração de seus filhos que lhe chamam de ditosa (mulher de sorte, feliz)

(Entregar uma lembrancinha para a Mãe convidade e pedir-lhe também que ofereça a outra pessoa)

Escolher uma mulher que tenha alguma PROFISSÃO específica (peça para alguém escolher)

Ler o texto de Prov. 31:13, 16, 17, 27
Expressões como: "Bom grado" (gratidão); "examina"; "fortalece"; "não come o pão da preguiça" , indicam uma mulher que trabalha com gratidão no seu coração por poder trabalhar, que examina, ou seja é atenta e cuidadosa no que tem que fazer; busca meios de fortalecer-se e não se render a fraqueza e não se deixa enredar pela preguiça.
A mulher virtuosa é uma ótima profissional.

(Entregar uma lembrancinha e também pedir que ela ofereça para alguém)

Escolher uma mulher que trabalhe em casa, nos SERVIÇOS DO LAR (peça para alguém escolher)

Ler o texto de Prov. 31: 15, 21 e 27
A mulher virtuosa administra o seu lar, atentando para o seu funcionamento, e quem cuida de uma casa, sabe de quantos detalhes existem para que uma casa funcione (recolher o lixo; manter as camas arrumadas e trocadas, manter o estoque da dispensa; colocar o papel higienico, sabonete, creme dental quando acabam, etc.....etc....
A mulher que pode ter uma assistente (empregada doméstica), administra as suas tarefas e seu lar fica em ordem.

(Entregar uma lembrancinha e pedir que ofereça para outra pessoa)

Pedir para alguém escolher uma mulher que ela ache que está bonita, bem arrumada, etc...

Dizer que esta mulher representará agora todas as mulheres presentes.
Ler o texto Prov 31:30
Todas nós mulheres podemos ter a preocupação de cuidar de nós mesmas. Isso é bom e faz muito bem!
Podemos arrumar os cabelos, comprar roupas bonitas, fazer as unhas, comprar e usar cremes e perfumes.....Mas...O louvor de Deus, o elogio de Deus será sobre aquela que TEME ao Senhor, que reconhece que Deus é o responsável por tudo que ela tem e pode fazer. Que Deus é quem lhe concede a sabedoria de ser mãe, esposa, de lhe dar uma profissão, uma casa. A mulher que teme ao Senhor, reconhece que tudo vem de suas mãos. e por isso é grata a Deus e Nele Confia para poder fazer todas as coisas que precisa.

(Entregar-lhe uma lembrancinha e pedir que ofereça para outra pessoa)

FINALIZANDO: Pedimos para que cada mulher que veio representar outras mulheres e ganharam uma lembrancinha, a oferecessem para outra pessoa. Porque?
A mulher que reconhece Deus em sua vida e tem gratidão em seu coração, é capaz de abrir mão de algo pelos filhos, pelo marido, pela sua casa, ela é capaz de dar e se dar para que outros sejam abençoados.


Obs.: Voce pode alterar ou acrescentar a vontade

Rosiléia Dias Araujo  (2008)
 
http://dinamicasdiversas.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Oii flor!
    Nossa que lindooo tudo aqui!
    Parabéns viu?!
    Estou visitando seu blog e te convido a participar do sorteio que estou promovendo no meu! O prêmio é um template personalizado + link-me!
    Espero sua participação hein?! rs
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Seu Blog é maravilhoso!!
    toou copiando suas idéias para fazer aqui na minha ala na Bahia!
    um grande abraçO!

    ResponderExcluir
  3. Estou com dúvida em que momento da dinâmica iremos utilizar o cartão com os espelhos?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...