De um modo geral, manter toda uma casa organizada de forma a esta se tornar agradável e prática não é uma tarefa nada fácil, principalmente se tivermos em conta que, na maioria das vezes não moramos sozinhos e o que é organização para uns não significa que seja para os outros.
Para tornar todo este processo possível, é necessário recorrer ao diálogo e à partilha de ideias percebendo assim qual o sentido que cada um dá à palavra organização. É importante conversar e compreender quais as ideias e as necessidades de cada um evitando assim desentendimentos. Como em tudo na vida, é preciso haver cedências de todos os lados e acima de tudo respeitar a individualidade e as necessidades de cada um.
A rubrica "Em casa" começa hoje e é dedicada à reciclagem.
Reciclar significa transformar objectos usados em novos produtos para consumo. Esta necessidade começou a ser cada vez mais valorizada a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento traz para o nosso ambiente.
Fazer reciclagem em nossas casas não é assim uma tarefa tão complicada como à partida possa parecer. Existem várias formas de organizarmos este processo.
@A utilização de recipientes não muito grandes para fazer esta selecção pode ser uma mais valia, porque ao ter de ser despejado mais regularmente, não ganha tantos odores desagradáveis.
@Para quem não tenha Ecopontos perto de casa talvez seja preferível optar por fazer a separação de lixo em caixotes maiores. Nestes casos, aconselho a que todas as embalagens sejam muito bem lavadas, tendo em conta que ao ficarem uma ou duas semanas no caixote acabam por ganhar cheiros e em alguns casos bolor.
@É importante não esquecer que óleo, pilhas, tinteiros e electrodomésticos também podem e devem ser reciclados.
@ Quando receber correio em envelopes grandes ou almofadados guarde-os. Quando precisar enviar correio reutilize-os. Basta colocar uma folha (que também pode ser da reciclagem desde que tenha um dos lados em branco) por cima das moradas actuais no envelope e escrever as novas moradas. Feche-o com fita-cola ou dois agrafes e está pronto para envio. Deste modo poupamos o ambiente e alguns cêntimos em novos envelopes.
@ Reciclar não implica ter de colocar tudo no ecoponto. Existem diversas formas de, em nossas casas, reaproveitarmos embalagens, garrafas, cartão e papel.
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe um comentário, e muito obrigada