Pages

Chá de Baby

OI Jaque, fico feliz por sua visita, mais feliz ainda, por poder lhe ajudar de alguma forma no seu baby chá, é tão especial esse momento da maternidade, eu amava esse momento, por isso tive 6 filhos rsrsrsrsr, vai ai mais dicas de baby chá.
 E curta esse momento linda.
a para futuras mamães.



O CONVITE


Faça a lista junto com a mamãe, pois ela é a pessoa mais indicada para dar os nomes dos parentes, amigos e colegas de trabalhos do qual ela gosta de se relacionar.

Apesar de ser mais comum a presença somente de mulheres, não há nada de errado que sejam convidados jovens e homens para esse evento.

Distribua os convites com pelo menos duas semanas de antecedência. Se houver pessoas muito longe envie por carta, email ou convide através do telefone.
Este é o modelo do convite que fiz.

Coloque o endereço completo, se julgar necessário, mencione um ponto de referência (próximo ao mercado X, após a entrada da Rua Y) ou mesmo coloque, atrás do convite, um mapa para chegar ao local. Um telefone também ajudará, caso a pessoa convidada se perca ou nãoc conheça a região. O número de telefone deverá se um que esteja no local (fixo ou celular) e de preferência da pessoa que está organizando.

No convite, mencione a preferência da mamãe como a cor escolhida para o enxoval e se há alguma marca, cor ou tamanho que ela não queira, isso ajudará as pessoas convidadas a saber o gosto da mamãe na ocasião da compra do presente.
LOCAL
O evento poderá ser na casa da futura mamãe, de algum parente ou amigo, na igreja, na empresa onde trabalha, em um salão de festa, o importante é que seja de fácil acesso, que possa acomodar a todos os convidados e que, de acordo com o que será oferecido quanto a comida e bebida, haja uma pia, fogão e geladeira.

Se for o caso, mencione no convite se há local para estacionamento ou algum lugar próximo onde o convidado possa colocar seu veículo.

Coloque alguém recepcionar os convidados, receber os presentes e tirar a fotos, pois a pessoa que estiver organizando precisa estar disponível para o bom andamento do evento.

ALIMENTAÇÃO

O alimento poderá ser oferecido pela própria mamãe, pelos convidados que poderão trazer os pratos e as bebidas ou pelas pessoas que estiverem organizando. Só não pode ser esquecido o "Chá", afinal esse é o nome dado ao evento.

Tenha o cuidado quanto ao alimento verificando a necessidade de produtos diet e se a mamãe tem algum restrição alimentar como intolerância a glúten ou lactose ou mesmo se ela é vegetariana. 
LISTA DOS PRESENTES
Para que os presentes sejam dados de acordo com a necessidada da mamãe, é importante a participação dela no preparo da lista, assim evitará possível trocas de coisas já tenha sido ganho.
Nesta lista constam itens básicos cujo os preços são baixos e itens caros, por isso é necessário que se tenha o devido cuidado no momento de distribuir os convites para que evitar pedir algo a alguém que não possa dar. 
CHÁ DE BEBÊ
DECORAÇÃO


Esta é a mesa que preparei na decoração do Chá de Bebê que realizamos na igreja. Coloquei um TNT branco por cima da mesa e dos lados prendi papel crepom formando leques, nos tons rosa claro, rosa escuro e lilás. Como acabamento usei fitas de fetilho nos mesmo tons.

Na parte de cima coloquei balões (bexigas) nos mesmos tons, dois bebês feitos em EVA (comprados prontos) e dois macacões feitos de meias (detalhes abaixo).


BOLO DE FRALDA



Material utilizado:
  • bandeja de papelão grande
  • pacote de fraldas
  • linha para crochê
  • tubo de papelão
  • papel alumínio
  • fitas de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás
  • babado para bolo em papel crepom rosa e lilás
  • flor de papel de seda

Modo de fazer:

  • Enrole das fraldas uma a uma e prenda os rolinhos com a linha para crochê.
  • Encape o tubo de papelão com o papel aluminio.
  • Coloque os rolinhos de fralda ao redor do papelão e amarre-os para ficar firme, sobre a bandeija.
  • Faça três ou mais andares, conforme o tamanho da bandeija e do tubo.
  • Passe as fitas ao redor para tampar a linha e ajudar a fixar os rolinhos.
  • Faça a decoração final com flores de papel, flores artificiais, brinquedos pequenos, doces como pirulitos de chupetas ou outros itens relacionados com o tema bebê.


CARRINHO DE BEBÊ

Material utilizado:
  • fraldas
  • círculos de papelão
  • toalinhas de papel rendada
  • linha de crochê
  • fitas de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás

Modo de fazer:

Seguindo o mesmo esquema do bolo, faça rolinhos e monte-os de forma a dar a impressão de um carrinho de bebê. Faça o acabamento com papelão para as rodas e toalinhas de papel rendada para a parte superior do carrinho, coloque as fitas para decorar e tampar a linha.

BEBÊ DE FRALDA


Material utilizado:
  • fraldas
  • pião de brinquedo
  • toalhinha de papel rendada
  • fita de fetílho largas rosa claro, rosa escuro e lilás
  • meias
  • cabelo de boneca
  • EVA bege
  • caneta permanente

Modo de fazer:

  • Faça os braços e as pernas juntando duas fraldas abertas e no sentido do comprimento fazendo um rolo e coloque meias nas pontas para dar a impressão de luvas e sapatinhos.
  • Para o corpo coloque quatro fraldas, uma no sentido oposto a da outra, amarre-as com a linha para ficarem firmes e num formato retangular.
  • Prenda os braços e as pernas com a linha junto ao corpo, e vista uma fralda na parte inferior como ser fosse no bebê.
  • Faça o acabamento com papeis ou tecidos (babador, fraldinhas de boca, toquinha, etc...). O rosto fiz com EVA bege, porém pode ser feito com pratinho de festa ou outro objeto redondo.
  • Coloque cabelo de boneca para o cachinho e toalinha de papel rendada para o acabamento da toquinha e do babador.
  • Como chupeta use uma parte de uma pião de brinquedo (normalmente colocado em saquinhos surpresas de aniversário) ou use uma chupeta simples tirando a parte do bico.


MACACÕES





Material utilizado:
  • um par de mais branca de adulto
  • um cabide
  • linha e agulha de costura
  • botões em formato de corações
  • fita de cetim

Modo de fazer:
  • Costure as meias do meio do pé até o calcanhar.
  • Dobre os punhos para os lados e costure-os.
  • Cole as fitas nos punhos e nos pés com um leve franzido, para dar a impressão do sapatinho.
  • Faça o acabamento com os botões, laços e fita.
  • Prenda o macacão no cabide.
 "Chá de Bebê".
ONDE ESTÁ O POTE?

Material necessário:
  • pote com tampa, não transparente, se possível um pote de lenços umedecidos vazio.
  • acessórios para mudar o visual (sugestão na foto abaixo)
    papel sulfite
  • mamadeira com suco
  • aparelho de som e CD com música infantil
  • babador (que dê para colocar em um adulto)

Conforme as brincadeiras forem acontecendo, este pote dever ficar circulando entre todos os convidados que estão participando.
A organizadora de tempo em tempo ou quando observar que o pote parou, pergunta a todos: "Onde está o ponte?" o convidado que estiver com ele deverá abrí-lo e pegar um papel onde está escrito uma tarefa que deverá ser cumprida.´

É importante que se tome cuidado com o que os convidados deverão fazer, a idéia é a diversão e não a humilhação. Também vale observar as condições físicas de quem deverá curmprir a tarefa, neste caso a organizadora deverá pedir que devolva o papel dentro do pote e pegue outro.

Algumas sugestões de tarefas:
  • Crianças adoram bichinho, então agora você tem que imitar um animal escolhido pela mamãe. (ou pela outra equipe)
  • Bebê chora várias vezes, as vezes é porque está com fome. Agora é a sua vez de tomar um delicioso suquinho? (na mamadeira)
  • A música acalma o bebê, que tal você cantar uma canção de ninar.
  • Bebê se meche muito, agora é a sua vez de dançar uma musica infantil. (coloque um música bem agitada)
  • Quando um bebê nasce o silêncio dura pouco, faça o que ele mais faz. Chore com um bebê. (peça para fazer gestos do mesmo jeito que os bebês fazem, inclusive os escandâlos, deitar no chão, pular, etc.)
  • Às vezes a mamãe não tem muito tempo para se arrumar e você está precisando mudar algo no seu visual. (apresente os acessórios para a outra equipe escolher o que o convidado deverá usar até o final das brincadeiras)
  • Pergunte para a mamãe? (faça perguntas sobre a gravidez, os medos as espectativas, etc.)
  • Bebê quando come se lambuza e você está precisando de algo para não se sujar. Que tal um babador?

7. O ARTISTA
Material necessário:
  • lousa ou folha de papel grande
  • giz ou caneta
  • 2 envelopes

Faça duas fichas com dividindo os itens abaixo e coloque cada uma dentro do envelope.
  • Berço
  • Travesseiro
  • Mamadeira
  • Babador
  • Chupeta
  • Fralda
  • Manta
  • Banheira
  • Mordedor
  • Carrinho de bebê
  • Trocador
  • Cadeirão de papinha

Cada grupo escolhe uma representante que saiba desenhar. As representantes escolhem uma ficha onde haverá nome de objetos que elas deverão desenhar na lousa ou na folha de papel e o seu grupo deverá adivinhar.

A lousa ou o papel devem ficar em um lugar onde o grupo possa ver o que sua representante está desenhando.

Determine o tempo de no máximo de um minuto para cada grupo. O grupo que acertar menos, terá pagar uma prenda escolhida pelo outro. E o ganhador soma mais um ponto para a contagem final.

8. DE A A Z

Material necessário:
  • folha de papel
  • canetas ou lápis
Faça uma folha com todas as letras do alfabeto, de A a Z, uma em cada linha e dê uma para cada grupo e peça que anotem coisas relacionados com bebê como objetos, cuidados, etc., num tempo de 2 minutos.

Todos do grupo que acertar menos terá que imitar um bebê, engatinhando, chorando, fazendo birra, brincando, imitando a voz, etc. O grupo ganhador soma mais um ponto para contagem final.

A organizadora deve ficar atenta ao que foi escrito. Se colocarem por exemplo "Hipoglós" na letra H, não vale porque é marca e o objeto é uma pomada. Se for "choro" na letra C, também não vale, pois não é relacionado com o bebê somente. Considere somente coisas que tem a ver com o tema do evento.

9. KIT
Faça crachás repetidos para cada uma das palavras: água, sabonete, xampu, toalha, colher, prato, babador, papinha, berço, lençol, cobertor, travesseiro, trocador, fralda, tomada e lenço umedecido.
Entregue um conjunto de cada para cada representante, porém embaralhe antes para que fique fora da sequência.
Para cada grupo deve haver um representante e a quantidade de participantes suficientes para cada item ou para cada tema principal (banho, comer, dormir ou limpar bumbum). Se o grupo for pequeno divida os temas, dois para cada.
O objetivo é que o representante do grupo organize os itens conforme o tema. Ganhará o grupo que organizar mais rápido, porém terá que pagar a prenda, porque com bebê não se pode ter pressa, então o grupo terá que fazer a coreografia de uma música infantil.
A posição ficam participantes lado a lado ou um atrás da outro, conforme o tema principal:
BANHO: água , sabonete, xampu e toalha
COMER: colher, prato, babador e papinha
DORMIR: berço, lençol, cobertor e travesseiro
LIMPAR BUMBUM: trocador, fralda, pomada e lenço umedecido


2. CONSELHOS DO CORAÇÃO
Material necessário:
  • papel sulfite
  • lápis ou canetas
  • cola ou fita adesiva
  • cartaz ou caderno

Corte no sulfite colorido vários corações. Um número suficiente para atender todos os que estão participando.
Peça para que a convidada escreva conselhos para os futuros pais.
Exemplos:
  • Aproveite agora para dormir bastantes antes de o bebê nascer.
  • Aproveite bem cada momento, pois o tempo voa e o bebê crescerá depressa.
  • Anote cada acontecimento para doces lembranças no futuro.
  • Você não vai viajar, mas terá que preparar uma bagagem sempre que for sair com seu bebê.

Esses corações poderão ser afixados em um cartaz ou colados num caderno de lembranças.

3. NÃO DIGA “BEBÊ”

Material necessário:
  • chupetas simples ou de doce
  • cordão - duas cores
No ínicio das brincadeiras, cada convidado recebe uma chupeta comum ou de doce presa um cordão para pendurar no pescoço, a partir daí eles são informados que não podem falar a palavra “BEBÊ”.
Aquele que ouvir alguém falar pega a chupeta para si e no final das brincadeiras, o participante que tiver mais colares de chupeta, ganha um brinde que poderá ser uma caixa de bombom. Assim se houver homens participando também poderá usufruir do brinde ganho.
Use duas cores de cordão para que depois da distribuição os convidados sejam separados em grupos sem que nínguem tenha escolhido, assim não dará a impressão de favorecimento para determinado grupo. Porém observe quem ficou em cada um e se julgar necessário, faça a troca para equilibrar as equipes.

8 comentários:

  1. oi, Matilde boa tarde!!

    gostei muito das sugestoes para baby chá.
    estou preparando o da minha sobrinha e vou usar essa suas ideias de brincadeiras e ornamentação.
    bjs, e continuem postando sempre coisa lindas como essa.

    ResponderExcluir
  2. FANTASTICO O TEU TRABALHO ARTEZANAL LINDO DE MAIS ,LINDO LINDO QUE DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE MAIS SUJESTOES SUA MENTE E BRILHANTE PARABENS.

    ResponderExcluir
  4. oi querida vc esta de parabens pois vou faze o cha de baby e as suas ideias me ajudou.Deus possa te abençar

    ResponderExcluir
  5. luciane de fretas9 de agosto de 2011 10:15

    amei as ideias

    ResponderExcluir
  6. Amei!!!!!!!!As sugestões são maravilhosas, eu estou organizando o da minha fofinha e quero tudo rosa e lilás. Vou usar as bricadeiras, sei que os meus conviados sairão fgelizes como um criança.Grata!

    ResponderExcluir
  7. Olá Matilde, tudo bem?
    Por gentileza mencione a fonte onde você tirou este material www.divartes.blogspot.com
    Grata
    Diva Caldas (a autora)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...