Pages

Visitas e mais Visitas na Vida em Sociedade

Visita de simples cortesia deve ser curta. De 10 a 15 minutos. O visitado é que tem que dar mostra de que a visita deve permanecer. Devemos retribuir sempre as visitas com outra visita.

  • Visitas de negócio também devem ser rápidas. Ao despedir-se devemos dizer palavras polidas sobre outros assuntos que não de negócio, para não demonstrar apenas interesse comercial. Não podemos tratar pessoas como coisas.

  • A visita de pêsames também deve ser rápida. Dependendo do grau de intimidade, poderá alongar-se um pouco mais.

  • Quando visitamos um doente não devemos pedir para ser levado ao doente. Esperar para ser convidado a ir até o quarto. A visita se interessa pela moléstia, mas nunca tentando obter detalhes que poderiam ofender o pudor do doente. Se muitos detalhes escabrosos lhe são fornecidos livremente, ouça com atenção e lembre-se de não alimentar o escândalo. Isto nunca.

  • O indispensável é que a pessoa recuperada agradeça logo e da maneira que estiver ao seu alcance fazê-lo. Procurar que os agradecimentos por escrito sejam feitos a próprio punho e não datilografados.

  • Acompanhamos a recuperação de um doente até que esteja são ou faleça e não apenas a encerramos com uma única visita. Mas devemos intercalar visitas com recados telefônicos, pedindo notícias, envio de flores que devem ser acompanhados de votos de melhoras, palavras de incentivo, oferecimento para prestar pequenos serviços, etc.

  • Tão logo o doente se recupere, faz-se uma última visita manifestando agrado pela recuperação, não sendo necessário – a não ser em caso de amigo íntimo – seguir o período de recuperação com rigor.

  • Quando voltar a boa saúde, o doente deverá agradecer as visitas recebidas durante a enfermidade e o fará de maneiras diferentes, segundo o interesse que foi demonstrado. Àqueles que enviaram cartões ou se informaram pelo telefone ou visitando poucas vezes, basta um cartão afetuoso. Aos que tomaram parte no curso da doença, uma carta ou uma visita, logo que esteja restabelecido, é a melhor maneira.

Visitas, Visitas e mais Visitas


Visitas de Condolências

As visitas de condolências devem ser feitas somente pelos parentes e amigos mais chegados no prazo máximo de sete dias depois do falecimento. Devemos tentar tornar as conversas dessas ocasiões o menos dolorosas possíveis.

Visitas de Congratulações

Nestas visitas devemos ser o mais carinhosos com sinceridade possível.

Visitas Recém-Casados

Os recém-casados enviam os cartões comunicando a nova residência para aquelas pessoas com as quais desejam manter contato. Essas pessoas devem ser as primeiras a visitar o casal em sua nova residência. Antigamente também se visitavam os pais dos noivos que nos haviam convidade para o casamento, mas há uma tendência hoje em dia para deixar tudo para o momento das cerimônias, sendo algumas delas a única ocasião em que se encontram alguns parentes. A vida em sociedade fica muito restrita sem a contrapartida devida à cada movimento da vida em sociedade. Veja lá o que pode fazer para não deixar sua família e a correria moderna sem essa reciprocidade gostosa do convívio humano trocando tudo por encontros "utilitaristas" de "happy our" onde tem que sair uma azaração ou breves momentos de cumprimentos após uma cerimônia.

Visitas Sociais

As retribuições sociais de visitas, jantares também deveríam ocorrer no prazo máximo de uma semana. Se você foi convidado para uma festa e não foi, ainda assim é devedor de uma retribuição.

Outros Cuidados nas visitas

Não coloque bolsa, guarda-chuvas, embrulhos nos móveis, pianos e cadeiras da casa que você está visitando. Espere para que lhe indiquem onde colocar suas coisas ou as coloque no chão. Se se tratar de uma festa indique, a quem chega, onde ela poderá deixar a bolsa, casaco ou o guarda-chuva. Mas tome cuidado para que seja um local seguro e que uma pessoa de confiança sempre acompanhe quem vai apanhar alguma coisa no local onde estão todas as bolsas, a pretexto de pegar a própria bolsa. Isto para evitar furtos. O ideal é que esse local esteja visível e próximo de todos os convidados. Isso evita ocupar lugares com bolsas, levar à mesa bolsas grandes que dificultam o serviço de mesa. Mas os pertences dos convidados não podem estar também "inacessíveis" aos seus donos como um quarto onde alguém dorme, etc. Se o convidado não se sentir a vontade em colocar seus pertences num local comum, não insista. Ele pode precisar do celular, do lenço de papel ou remédio. Bolsas pequenas de senhoras não precisam ser guardadas à parte se não se sentem bem. Não insista.

Se precisar aparecer de manhã na casa de alguém faça-o deixando claramente que está de passagem. Somente nas visitas para as quais somos esperados é que podemos nos portar como que "mais a vontade" para estar.

Não se deixa visita esperando para entrar.

O ideal é que se receber visitas avisadas e combinadas. Mas se apareceram em horário inconveniente devemos recebê-las bem. Somente quando você avisou ao porteiro que não estava e ela retornou da portaria é que você pode não recebê-la. Mas se o porteiro já a fez subir você deve recebê-la. Como ela é uma pessoa educada o inconveniente não vai durar mais que meia hora.

Não faça visitas com seu cachorro: algumas pessoas simplesmente não gostam de cachorro, ele pode sujar o piso, estranhar alguma pessoa da casa ou ser excessivamente expansivo e se expandir por cadeiras e estranhar outros animais da casa.

Também visitas informais, não avisadas ou feitas pela manhã não devem ser feitas por adultos acompanhados de crianças muito pequenas ou voluntariosas ou pouco educadas.

Em visita não se chega todo molhado da chuva, com fome, pendente de resolver muitas coisas no celular, etc.

Quando entrar numa sala já cheia de visitantes a primeira coisa a fazer é procurar a dona da casa para cumprimentá-la primeiro. Ela, por sua vez, deve lhe apresentar à alguém e indicar-lhe onde sentar. Aos homens não é necessário indicar lugares ou preocupar-se com enturmá-los. Dos homens, em sociedade, se espera que tenham um pouco de "savoir-faire" e que não só saibam "enturmar-se" como ajudem a dona da casa a "enturmar" os demais convidados.

Quando recebemos ou fazemos visitas informais em casa não devemos estar mal vestida mas também não deve estar muito ricamente vestidas. Os homens devem estar sempre bem vestidos. O cuidado com os pequenos detalhes de boas maneiras são forma de ser respeitoso para consigo mesmo e desse modo mostrar como deve ser tratado e é também uma maneira de demonstra respeito pelos demais e pelo ambiente que se frequenta.

Para as pessoas educadas o cuidado com os demais, expressos nessas pequenas formas de atenção, vai, aos poucos, se tornando uma segunda natureza. E, o que parece, num primeiro momento, muitos detalhes para se cuidar, aos poucos vai nos modelando. E é quando a consideração expressa cotidianamente, se torna parte de nossa natureza, que somos realmente educados.

1 comentários:

  1. Oi, eu tenho uma dúvida.
    Minha mãe tem o costume de mostrar a casa a toda visita que vem a casa. Amigos, parentes e colegas profissionais. Eu não concordo com isso. Acho que a visita é para vc e não para a sua casa. A casa não está em exposição. Minha mãe acha que deve mostrar. Qual é o correto? Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...