Pages

Histórias dos Hinos

História dos Hinos - Mais perto quero estar


Letra: Sarah F. Adams, 1805-1848
Música: Lowell Mason, 1792-1872
Referência: D&C 88:63

Quase um terço da letra deste hino consiste na repetição de uma frase que afirma o anseio declarado no título do hino: “Mais perto quero estar, meu Deus de Ti”. Trata-se da emocionante expressão de um desejo de estar mais intimamente ligado ao Pai e suas hostes angélicas, tanto na vida quanto na morte.
Não é possível compreender totalmente este hino sem recordar a história do Sonho de Jacó, relatado em Gênesis 28:10-22. Jacó, durante uma viagem, adormeceu e colocou sua cabeça sobre algumas pedras, para descansar ao por-do-sol e sonhou com uma grande estrada cujo topo tocava nos céus, com anjos subindo e descendo por ela. No topo da escada, estava o Senhor Deus, que prometeu bênçãos a Jacó e sua família, assegurando-lhe: “porque te não deixarei” (vers. 15). Surpreso, Jacó acordou no dia seguinte e fez um altar com as pedras que usara como um travesseiro e jurou: “O Senhor será meu Deus” (vers. 21).
As figuras de linguagem que se relacionam especificamente a esta passagem do Velho Testamento encontram-se no verso dois: “andando triste aqui, na solidão, paz e descanso a mim, os teus braços dão” e comparam nossa necessidade e nossos anseios com os de Jacó, quando dormiu, em sua jornada. No vers. 17 de Gên., Jacó disse que aquele não era outro lugar, senão a casa de Deus (Betel); no verso 4 do hino, (Minhas aflições deixarei ali), refletem as ações de Jacó, quando tomou as pedras e construiu um altar ao Senhor, onde derramou suas ofertas; significam que consagraremos nossas vidas - e até mesmo os pesares - ao Senhor, como Jacó.

História dos Hinos - Grandioso és tu

Letra: Stuart K. Hine. M.1899
Trad. para o português de Nathanael Emmerick
Música: Melodia folclórica sueca, cerca de 1891; arranjo de Stuart K. Hine
Reeeferências: Salmos 8: 3-9; 9:1-2
Mosías 4: 5-13

O Pai nos fala através de suas criações - essa é a mensagem que inicia o hino. Porém, muito mais do que nas obras das mãos de Deus, a bondade do Pai se manifesta através de seu filho, o Salvador, e através de seu desejo de abençoar e recompensar aqueles que são fiéis. este hino segue os pensamentos de um cristão devoto, enquanto medita as palavras do hino.
Esse hino foi popularizado por Billy Graham, em suas viagens pela Inglaterra e Estados Unidos, na década de 50. E, 1974, por informação de pesquisas realizadas, havia-se tornado o hino mais popular dos Estados Unidos.
Em 1923, o Reverendo Stuart K. Hine e sua esposa, missionários ingleses, estavam pregando na Rússia, quando ouviram o hino pela primeira vez. Ficaram tão impressionados, que o hino não saía de suas mentes. Decidiram escrever uma versão em inglês, baseada, em parte, na letra em Russo e também no cenário magnífico que vislumbravam em suas viagens.
Foi assim que nasceram os três primeiros versos. O quarto só foi escrito após a Segunda Guerra Mundial. O Reverendo Hine declarou que parte da inspiração das palavras da quarta estrofe foi a pergunta que pairava constantemente nos lábios dos refugiados europeus que haviam procurado abrigo na Inglaterra: “Quando podemos voltar para casa?” A alegria do nosso lar celestial é o tema desta estrofe.
O Presidente Ezra Taft Benson solicitava freqüentemente que esse hino fosse cantado nas reuniões que ele presidia.

1 comentários:

  1. O Hino Grandioso És Tu era o preferido de meu pai, foi cantado no funeral dele, foi muito emcionante, eu amo música, sou a organista da ALA e meu pai também era um amante incondicional da música. Obrigada pela iédias maravilhos, bjs

    ResponderExcluir

Deixe um comentário, e muito obrigada

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...